Palco da Quebrada evidencia talentos das comunidades

  1. Home
  2. Blog
  3. Palco da Quebrada evidencia talentos das comunidades
Palco da Quebrada evidencia talentos das comunidades

Palco da Quebrada evidencia talentos das comunidades

Iniciativa é uma das novidades da conferência de inovação Gramado Summit

Novidade da edição de 2023 da conferência de inovação Gramado Summit, o Palco da Quebrada surgiu para dar destaque ao empreendedorismo social e apoiar talentos vindos de comunidades. A iniciativa do Instituto Ascendendo Mentes em parceria com a Gramado Summit tem o objetivo de unir forças para combater a pobreza, dando acesso à educação, oportunidades e possibilidades às novas gerações.

O Instituto Ascendendo Mentes é uma ONG apoiada pelo CEO do Gerando Falcões – Edu Lyra -, que promove ações para crianças e jovens do Morro da Polícia, comunidade de Porto Alegre. Por meio do instituto, são apoiados centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social, com o propósito de oferecer educação emocional e profissional, alinhando talentos para o mercado, mostrando que empreender é uma forma de alcançar sonhos e mostrar que os jovens podem ir além do que acreditam.

Pela primeira vez na história, um evento de inovação recebeu um palco exclusivo para dar voz à favela. Em busca da transformação, a Gramado Summit contou com a participação de grandes empreendedores sociais do Brasil, como Edson Leite (fundador do Gastronomia Periférica), Amanda Oliveira (fundadora do Valquírias World) e Tuany Nascimento (fundadora do Na Ponta dos Pés).

Além dos speakers, a organização do instituto, apoiadores e jovens apoiados pela ONG foram convidados a participar da feira, evidenciando toda a riqueza da comunidade. Cerca de 60 jovens entre 14 e 18 anos participaram do evento.

Para Nina Cardoso, responsável pelo instituto, a participação dos jovens na feira gerou muitas expectativas. “Os jovens estavam num misto de curiosidade, ansiedade e alegria. Como a maioria não conhece a cidade de Gramado, estavam muito empolgados”, fala Nina. Ela afirma ainda que estar presente no Palco da Quebrada está sendo um dos momentos mais revolucionários nos seus 20 anos de atuação no terceiro setor.

Durante o primeiro dia de feira, os jovens do Instituto Ascendendo Mentes fizeram uma visita ao evento e puderam acompanhar a palestra de uma das maiores inspirações do projeto social, o empreendedor social Edu Lyra.

“Morar e nascer na favela não define quem ou o que eles vão ser, mas pra onde eles estão indo. Para eles, ver o Edu Lyra falando foi muito importante porque ambos têm a mesma história. Quantos Edus Lyras tivemos sentados aqui assistindo essas palestras. Realmente está sendo uma oportunidade única para que a favela mostre toda a sua força, a potência, o empreendedorismo, a criatividade, todas as ideias que nascem, crescem e se expandem dentro da favela”, salienta Nina.

Um dos palestrantes do palco, Edson Leite, fala que a participação no Palco da Quebrada é muito importante para discutir os temas de representatividade. “Estamos no sul falando de quebrada com um palco espetacular e bonito visualmente, falar aqui hoje com outras pessoas que são da gastronomia, que são pessoas pretas, sobre gastronomia da quebrada, é muito importante porque a gente dissemina”, finaliza.


Reportagem: https://portaldafolha.com.br/2023/04/13/palco-da-quebrada-evidencia-talentos-das-comunidades/

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp